top of page

MÚSICA

 

A música na Escorvânia segue o mesmo som do Oriente Médio. Os ritmos variam de lentos á rápidos. Os instrumentos mais típicos das Escorvânia são o Alaúde, cujo é o mais usado instrumento usado pelos músicos populares. O Derbake é o instrumento mais antigo do povo escorvanês sendo um instrumento de percussão cujos antepassados dançavam nas reuniões tribais nas noites de festas. São também instrumentos da música escorvanesa a Duff é um quadro do rolo redondo, coberto de um lado com pele de cabra,  o Qanun uma espécie de gaita de foles, o Riqq um pequeno pandeiro. Tais instrumentos juntos formam o som típico escorvanês, cujo não se pode faltar em nenhuma festividade escorvanesa.

DANÇA

Os escorvaneses são bem tradicionais, gostam de manter a herança da música de seu povo, a dança tradicional nasceu com o folclore escorvanês, as cantigas de roda e as brincadeiras foram os principais condutores para o processo da dança escorvanesa tradicional. Há dança mais comum e considerada patrimônio do povo é o Dabke. A mais antiga dança cujo é formado através de uma roda, em que as pessoas ficam lado a lado de mãos dadas, bem próximas também “ombro no ombro” e através dos passos básicos se movimentam no sentido anti-horário formando um circulo aberto, o líder puxa a fila apresentando suas habilidades, destreza e improvisando diversos passos na ponta da roda.

LITERATURA

A literatura escorvanesa surgiu muito antes do romantismo, quando as tribos necessitavam se comunicar umas com as outras, geralmente essa comunicação era feitas por meio de cartas, que eram enviadas em forma de poemas ou sonetos, e nestes haviam códigos e metáforas do assunto tratado. Com o passar dos anos e o surgimento do romantismo escorvanês surgiram escritores e poetas que passaram a compor poemas de romance ou sobre a vida cotidiana. Esse ato de recitar poemas influenciou a música Escorvanesa. Um dos maiores escritores da Escorvânia foi Shalita Faed, um homem pobre nascido na cidade de Rajed filho de agricultores escreveu muitos poemas que influenciaram a educação. Seus poemas foram publicados após sua morte pela Biblioteca Real. Sua primeira obra foi “Destino Selado” que vendeu mais de dois mil livros na época.

CULINÁRIA

A culinária Escorvanesa é cheia de histórias. Os escorvaneses não gostam tanto de carne de boi ou churrascos e preferem saladas, peixes e aves e principalmente carne de carneiro, pois são alimentos leves e bem adequado devidos o calor. Um dos pratos típicos é a salada de feijão fradinho cujo tempero é feito das ervas de cheiro do campo. O peixe assado é outro prato muito apreciado, é bem temperado com ervas, condimentos diversos e um loque de limão. O Carneiro assado é outra iguaria da culinária Escorvanesa. Com o típico e saudoso caldo e tempero de cheiro verde, alecrim, manjericão e outros condimentos dá ao prato um gosto único. O prato surgiu no interior do país nas famílias rurais, hoje é degustado por todos seja na cidade ou campo. 

 

Essa mistura dá um contraste entre salgado e doce dando ao um ótimo sabor. A bebida mais apreciada e degustada depois do vinho é o Chá de cidreira e de hortelã. Geralmente as famílias mais tradicionais tomam o chá das 17h00 da tarde, costume muito antigo que não surgiu no meio aristocrático das famílias mais ricas como na Europa. Este hábito acontecia devido às longas horas de trabalho que os servos eram submetidos, então os senhores da época paravam seus servos para que estes pudessem fazer uma refeição, que era um pequeno lanche, mais tarde já inserido na aristocracia Escorvanesa, ficou conhecido como Chá das Cinco.

ARQUITETURA

A arquitetura escorvanesa é herança de muitos tempos. As casas entre as suas características mais marcantes incluem-se o facto de serem completamente fechadas para o exterior e se estruturarem em volta de um pátio interior central, normalmente ajardinado. As casas são decoradas com azulejos abstratos de cores diversas, além dos altos relevos nas paredes em forma de desenho e muitos mosaicos em pastilhas. Em geral as maiorias das casas de classe média possuem em seu centro um ambiente ajardinado, as casas mais simples possuem os azulejos bem decorados. As paredes são sempre bem altas, para que possa arejar bastante o ambiente dando um ar de liberdade. A arquitetura na Escorvânia é regulamentada na lei, há cidades em que as casas são construídas de acordo com a norma da Construção Civil da cidade, para preservar o patrimônio cultural do País.

Saiba mais sobre a Escorvânia!

bottom of page